Eixos de atuação

O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas possui seis eixos de atuação. Clique nas abas abaixo e conheça cada um deles:
Assessoria técnica
Oferecemos aos governos locais, profissionais que atuam em bibliotecas e para a sociedade em geral, assessoria técnica para apoiar trabalhos de: instalação e modernização de bibliotecas públicas; formação e desenvolvimento de coleções; tratamento e informatização de acervos; implantação de novos serviços; administração de bibliotecas; e formação de pessoal para atuar em bibliotecas públicas e comunitárias.

A assessoria técnica é realizada a distância, por telefone ou e-mail, e presencialmente, por meio de visitas técnicas. Entre em contato conosco por meio do endereço snbp@cultura.br para obter mais informações.

Além disso, disponibilizamos Documentos com diretrizes e orientações que podem ajudar na melhoria dos trabalhos de sua biblioteca.

Instalação e modernização
Os investimentos na instalação de novas bibliotecas públicas e comunitárias, assim como na modernização deste tipo de equipamento cultural são realizados por meio de editais públicos, os quais são divulgados neste site na área de Editais, assim como no site do Ministério da Cultura (MinC).

A execução desses investimentos é realizada com recursos da ação 14U2 – Implantação, Instalação e Modernização de Espaços e Equipamentos Culturais, por meio do estabelecimento de contrato de comodato no caso de repasse de bens materiais, de convênio no caso de repasse de recursos financeiros, ou prêmio.

Acompanhe o lançamento de novos editais.

Formação de pessoal
O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) organiza e promove encontros de formação e atualização para bibliotecários, auxiliares de bibliotecas e outros profissionais que atuam em bibliotecas públicas e comunitárias.

Participa de encontros promovidos pelos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas (SEBPs) e por redes locais de bibliotecas com o intuito de divulgar informações sobre as bibliotecas públicas no país.

Todos os cursos, oficinas e eventos organizados pelo SNBP, pelos SEBPs e por instituições da área são divulgados aqui no site.

Qualificação de acervos
O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) investe na formação e qualificação de acervos de bibliotecas públicas e comunitária por meio de editais públicos, os quais são divulgados neste site na área de Editais, assim como no site do Ministério da Cultura (MinC).
Fomento à pesquisa
O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) busca estabelecer parcerias com instituições de pesquisa no nível de graduação e pós-graduação, assim como, com instituições de fomento para apoiar o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas sobre a temática bibliotecas públicas e comunitárias.

Desde 2009 organiza em conjunto com a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários e Cientistas da Informação (FEBAB) o Fórum de Bibliotecas Públicas com o intuito de identificar, valorizar e compartilhar pesquisas acadêmicas que estão em andamento na área.

Em 2014, juntamente com a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e o Grupo de Pesquisa “Bibliotecas Públicas no Brasil: reflexão e prática”, organizou o I Encontro de Pesquisa sobre Bibliotecas Públicas no Rio de Janeiro.

Todos os projetos do SNBP tem por premissa o envolvimento das Escolas de Biblioteconomia e Ciência de Informação, com vistas a fomentar a integração de jovens alunos, professores e pesquisadores nas ações e projetos na área de bibliotecas públicas. Para conhecer mais sobre o assunto acesse a área de Projetos na barra superior do site.

Além disso, acompanha e estimula a aproximação dos profissionais que atuam em bibliotecas públicas com pesquisadores que estão liderando projetos de pesquisa e extensão nas universidades brasileiras.

Gestão da informação
O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) é o responsável pelo gerenciamento das informações sobre bibliotecas públicas e comunitárias no Brasil.

Oferece aos municípios, instituições de pesquisa e ao próprio governo federal informações sobre a situação das bibliotecas em cada região do país, assim como informações sobre os investimentos públicos na área.

Em 2010, juntamente com a Diretoria do Livro,  Leitura e Literatura (DLLL), da Secretaria de Articulação Institucional (SAI), do MinC, realizou o I Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais com o objetivo de identificar o perfil destes equipamentos culturais no Brasil. Desde então o SNBP vem trabalhando esses dados e validando as informações juntamente com os Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas, com vistas a embasar as políticas, ações e investimentos públicos na área de bibliotecas no país.

Na área Informação, localizada na barra superior deste site, é possível acessar os dados das Bibliotecas Públicas no Brasil, dados dos investimentos do SNBP e alguns indicadores na área.

Além disso, trabalhamos em conjunto com o Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais (SNIIC), que disponibilizou o módulo de Registro Aberto da Cultura (RAC) com o intuito de coletar, armazenar e difundir os dados e informações sobre agentes e objetos culturais em âmbito nacional. Hoje você pode acessar Mapas Culturais.