Seminário Bibliotecas: diálogos para mudança discute o papel das bibliotecas – 11 e 12 de março em Brasília.

Em homenagem ao Dia do Bibliotecário, celebrado no dia 12 de março, as bibliotecas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal promovem, nos dias 11 e 12 de março, o Seminário Bibliotecas: diálogos para mudança, enfatizando o papel das bibliotecas como promotoras de mudanças.  O evento é aberto ao público e será realizado no auditório do Interlegis, no Senado.

O Seminário é uma promoção em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e com a Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias – Seção América Latina e Caribe (Ifla Lac).

No dia 11 de março, debatem-se temas como parcerias entre bibliotecas de países da América Latina e do Caribe. Entre os convidados estão a diretora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto; o jornalista e professor da Universidade de São Paulo (USP) Eugenio Bucci; e a presidente da Ifla, Glória Pérez-Salmeron.

No dia 12 de março, são discutidos os desafios que as bibliotecas e os bibliotecários brasileiros enfrentam na atualidade. Foi convidado o presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, que abordará o tema sob a ótica do leitor. Segue-se a mesa-redonda Bibliotecários: perspectivas para mudanças na profissão, com a presença das bibliotecárias Marília Abreu Paiva (UFMG), Célia Regina Simonetti (Ufam) e Gilvanedja Mendes (UFPB).

Outras informações e programação completa podem ser acessadas no site http://www.senado.leg.br/senado/hotsites/Bibliotecadialogo/index.htm