Profissionais de bibliotecas comunitárias e públicas: inscrições até 1º de março para a Bolsa Internacional

 A Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, (DLLLB/SEC/SECULT), por meio do Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas, Iberbibliotecas, lança seu primeiro edital do ano, a 2ª Bolsa Internacional Iberbibliotecas 2020.

O edital é voltado aos profissionais de bibliotecas comunitárias e públicas dos países e cidades membros do Iberbibliotecas, o Brasil participa do Programa como membro ativo desde 2012, representado pela Coordenação Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

Desse modo, podem se inscrever bibliotecários e profissionais de nível médio ou superior que trabalhem nas bibliotecas públicas ou comunitárias de nosso país.

Os candidatos devem ser profissionais de bibliotecas comunitárias ou públicas que desenvolvam projetos e programas dirigidos a organizações sociais; a grupos em situação de vulnerabilidade social; e em apoio a bibliotecas criadas por autogestão da comunidade, entre outros.

O Programa Iberbibliotecas, com o objetivo de contribuir ao desenvolvimento das  capacidades dos  profissionais de bibliotecas  e  assumir os desafios que as bibliotecas públicas têm na região ibero-americana, desenvolveu seu programa de bolsas de  intercâmbio internacional, Bolsa Internacional Iberbibliotecas, destinado a promover a participação de profissionais que trabalhem em bibliotecas públicas, populares ou comunitárias dos  países e cidades membros de Iberbibliotecas, em eventos tais como congressos, seminários, oficinas ou outras ações programadas nos  diferentes países.   Desta forma, os participantes podem melhorar suas habilidades, comunicação e colaboração.  E com isso, também visa fortalecer os sistemas de bibliotecas públicas.

Para o ano de 2020, em sua segunda edição, a Bolsa Internacional Iberbibliotecas apoiará a presença e participação de profissionais que trabalhem em bibliotecas, públicas e comunitárias, de cada um dos países membros do programa, ao Encontro de Bibliotecas Populares e Comunitárias de Medellín, que se realizará por ocasião da “Semana del Libro y del Idioma”, coordenada pelo Sistema de Bibliotecas Públicas de Medellín-Colômbia, um dos três eventos de livro que se realiza nesta cidade, aos quais convergem os diferentes atores da cadeia do livro, bem  como as entidades que promovem a leitura, a escrita e as artes.

O evento acontecerá em Medellín, Colômbia. Faça sua inscrição e participe da seleção.

Evento: Encontro de Bibliotecas Populares e Comunitárias

Local: Medellín, Colômbia

Data do Encontro: 24 a 27 de abril de 2020

Inscrições abertas: de 4 de fevereiro até 1º de março.

Edital completo com informações, condições de participação e formulário de inscrição no link: http://www.iberbibliotecas.org/bolsa-internacional-iberbibliotecas/