Perguntas Frequentes

O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas realiza doações de livros para bibliotecas?

O SNBP não realiza doação de livros. Entre em contato com a Coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de seu Estado e se informe sobre os procedimentos de distribuição local. Clique aqui para obter o endereço do SEBP do seu Estado.

Como devo proceder para realizar uma doação de livros para as bibliotecas públicas?

Entre em contato diretamente com as bibliotecas públicas de sua região e verifique se os livros que pretende doar são de interesse da comunidade atendida por aquela biblioteca. Clique aqui para obter dados de contato da biblioteca pública mais próxima de sua casa/instituição. É importante esclarecer que toda biblioteca pública possui uma política de formação e desenvolvimento de acervos e as obras recebidas pela biblioteca passa por uma seleção para verificar se o livro é de interesse da comunidade, se já existe na biblioteca e, nesse caso, se a biblioteca necessidade de mais de um exemplar. Verifica também as condições de atualidade do conteúdo, assim como as condições físicas do documento. Portanto, as bibliotecas públicas tem a prerrogativa de aceitar ou não uma determinada doação.

A minha instituição produziu um livro, posso enviar um lote para o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas distribuir às bibliotecas públicas?

Não. A obra deve ser enviada diretamente para as Coordenadorias dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas, ou para as bibliotecas públicas de sua região. Entre em contato com essas instituições para que seja avaliado o interesse em receber o livro. Clique aqui para obter os dados de contato dos SEBPs e clique aqui para obter os dados de contato das bibliotecas públicas de sua região.

Como obter apoio para implantar ou modernizar uma nova biblioteca?

Os investimentos na implantação de novas bibliotecas públicas municipais e estaduais, comunitárias e pontos de leitura pelo Governo Federal são realizados via edital público. Acompanhe neste site o lançamento dos editais e no site do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br).