Sistema Estadual de Bibliotecas do Maranhão

Apresentação:
O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Maranhão existiu durante 37 anos, apenas como um serviço oferecido pela Biblioteca Pública Benedito Leite de apoio à implantação, capacitação de recursos humanos e atualização de acervos das bibliotecas públicas.

A sua institucionalização aconteceu através da Lei 10.613, de 5 de julho de 2017, vindo a fortalecer as ações desenvolvidas em prol das bibliotecas públicas e comunitárias, estreitando as relações entre o Estado e os municípios.

A partir de 05 de julho de 2017, passou a ser representado pela Rede Estadual de Bibliotecas Faróis do Saber, bem como pelas bibliotecas municipais e comunitárias localizadas no Maranhão, que, mediante a celebração de Termos de Compromisso, integram uma rede coordenada e operacionalizada pela Biblioteca Pública Benedito Leite, equipamento cultural integrante da estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo do Maranhão

Atua no sentido de elaborar e coordenar as políticas de Bibliotecas Públicas do Estado, compreendendo implantação, modernização, atualização de acervos, supervisão, formação de gestores e mediadores de leitura e dinamização das ações das bibliotecas municipais. O SEBP-MA é vinculado ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, órgão ligado ao Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, do Ministério da Cultura. Juntos com os demais Sistemas Estaduais, são responsáveis entre outras coisas, pelas políticas públicas de bibliotecas públicas e comunitárias, no Brasil e demais Estados, apoiar os municípios na ampliação e fortalecimento de suas bibliotecas públicas e comunitárias e fomentar a constituição de sistemas municipais de bibliotecas.

Entre as atividades desenvolvidas estão a realização de cursos e treinamentos, além de promover Encontros e Seminários com a participação de gestores e auxiliares de bibliotecas, Secretários de Educação e Cultura, além de outros mediadores de leitura de municípios de todas as regiões do Estado e da capital.

Destaca-se também o trabalho de apoio na implantação de bibliotecas públicas e comunitárias em todas as suas etapas: seleção de acervo, capacitação de recursos humanos, processamento técnico e organização do acervo, elaboração de regimento, bem como instalação de programas de automação de serviços bibliotecários. Esse trabalho é feito de forma presencial, com o deslocamento de um profissional bibliotecário até o município para coordenar todas as etapas dos trabalhos.

O SEBP/MA realiza supervisões nas bibliotecas com o objetivo de detectar as condições de funcionamento das mesmas, a fim de dirimir dúvidas das equipes, garantindo assim uma melhoria na qualidade dos serviços prestados junto aos usuários.

A partir do Decreto Estadual nº 31.506, de 19 de fevereiro de 2016 , que instituiu a Rede de Bibliotecas Faróis do Saber, no âmbito da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, a Biblioteca Pública Benedito Leite, através do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Maranhão passou a coordenar diretamente, todas as atividades técnicas de 94 unidades dos Faróis do Saber, localizados em 94 cidades do Maranhão.

Coordenadora:
Aline Carvalho do Nascimento

Endereço:
Praça do Panteon, s/n
Centro, São Luís – MA
CEP: 65020-430

Órgãos vinculados:
Biblioteca Pública Benedito Leite
Secretaria de Estado da Cultura e Turismo
Governo do Estado do Maranhão

Telefones:
(98) 3222-7488
(98) 3222-9961

E-mails:
acnazevedo@yahoo.com.br
acnanascimento@sectur.ma.gov.br

Site:
www.cultura.ma.gov.br/bpbl