Abertas as inscrições para o 4º Concurso de Estágios Internacionais, 2019

4º Concurso de Estágios Internacionais Iberbibliotecas, 2019

Inscrições até o dia 11 de agosto no site do Iberbibliotecas.

http://www.iberbibliotecas.org/estagios/

1. Introdução

A fim de contribuir para o desenvolvimento de recursos humanos suficientes e qualificados para enfrentar os desafios que as bibliotecas públicas têm na região da América Latina, o Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas, Iberbibliotecas apresenta o seu programa de estágios internacionais destinadas a profissionais de bibliotecas públicas,  comunitárias e populares dos países e cidades membros.

Os profissionais brasileiros podem se inscrever já que o  BRASIL é  membro permanente do Programa Iberbibliotecas, tendo assumido em abril deste ano a Presidência do Programa para o biênio 2019-2021.

Os selecionados neste concurso podem melhorar suas habilidades profissionais, e a comunicação e colaboração entre os profissionais das bibliotecas ibero-americanas. Também visa fortalecer os sistemas de bibliotecas públicas e comunitárias.

Todos os anos, o Programa Iberbibliotecas seleciona um país membro para o desenvolvimento do estágio e apoia profissionais de bibliotecas públicas de cada um dos membros ativos do Iberbibliotecas, em número de acordo com os recursos destinados anualmente para este chamamento.

2. Estágio 2019

Local: Costa Rica

Datas: 3 a 9 de novembro de 2019

Título: Biblioteca geradora de cultura de paz

Em 2019, o Estágio terá como tema central as diferentes ações que se desenvolvem nas bibliotecas públicas para torná-las espaços geradores de paz.

Entre as metas propostas para a cumprir os objetivos do Bicentenário, o governo da Costa Rica promoveu a criação e consolidação de espaços de paz, livres de toda discriminação, que promovam a educação tecnológica e acessível. Os Centros Cívicos para a Paz estão à frente do processo, promovendo uma cultura de paz em comunidades vulneráveis, criando sistemas onde a recreação complementa os sistemas de educação formal e onde as bibliotecas do Sistema Nacional de Bibliotecas-SINABI são parte do processo: os Centros cívicos para a Paz contam com cinco bibliotecas do sistema.

A rede de bibliotecas SINABI, além de serviços tradicionais, tem programas de extensão bibliotecária e cultural, tornando suas bibliotecas em acervos para a construção de uma sociedade informada, livre de discriminação, que fomenta uma cultura de paz. Os estagiários terão a oportunidade de conhecer de perto o entorno e o a prática dos projetos governamentais de inclusão social, e de participar de uma tradição cultural da sociedade costa-riquense: trabalhar em e por uma cultura de paz, diálogo e educação.

Edital completo e formulário de inscrição no seguinte link http://www.iberbibliotecas.org/estagios/

Formulário de inscrição – http://www.iberbibliotecas.org/wp-content/uploads/2016/06/3.-Inscripcao_pr-2.doc