7º Concurso de Ajudas Iberbibliotecas para Bibliotecas Públicas e Comunitárias


Com o objetivo de consolidar as bibliotecas públicas como espaços de livre acesso à informação e à leitura, de trabalhar pela inclusão social e de contribuir para a qualificação da educação e do desenvolvimento, o Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas, Iberbibliotecas, realiza anualmente um Concurso de Ajudas, dirigido às bibliotecas públicas e comunitárias dos países e cidades membros.

O Brasil integra o Programa desde 2012. Portanto,  bibliotecas públicas e comunitárias  brasileiras podem apresentar projetos desde que cumpram os termos do regulamento para participação, que pode ser acessado assim como os formulários para inscrição no seguinte link:  http://www.iberbibliotecas.org/concurso-de-ajudas/

Na edição de 2019, o 7º Concurso de Ajudas, serão aceitos, até 4 de maio, a inscrição de projetos em três categorias:

1. Projetos para fortalecer redes e sistemas de bibliotecas nacionais, regionais ou de cidades. Nessa caso, os projetos deverão cumprir um ou mais destes objetivos:
a. Desenho de planos estratégicos.
b. Estudos de valor das bibliotecas.
c. Estudos de avaliação de serviços.
d. Desenho de planos de apoio à leitura.
e. Desenvolvimento de estratégias de comunicação digital.
f. Definição de normas de serviço.
g. Plano de gestão de coleções.

2. Projetos de planejamento e desenvolvimento de serviços bibliotecários de extensão. Entende-se comoserviços bibliotecários de extensão tanto bibliotecas móveis quanto serviços de biblioteca oferecidos a comunidades sem mobilidade por motivo de encarceramento, exclusão, deficiência ou doença, queas impeçam de ter acesso a uma biblioteca física. Os projetos devem estar associados a uma biblioteca pública ou comunitária.

3. Projetos desenvolvidos em bibliotecas públicas ou comunitárias relacionados diretamente ao cumprimento dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):
Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.
Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos.
Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

As inscrições devem ser enviadas, emportuguês ou espanhol,  para o seguinte endereço eletrônico  iberbibliotecas@cerlalc.org com o assunto “Concurso de ajudas 2019”. Neste e-mail devem anexar os seguintes documentos:

  1. Formulário de inscrição completamente preenchido (faça aqui o download).
  2. Formulário de orçamento em dólares e moeda local (faça aqui o download).
  3. Calendário das atividades do projeto em uma tabela do Excel ou PDF. Qualquer formato será aceito.
  4. Carta de consentimento, ou relatório favorável ao projeto, pela Unidade Gestora responsável pelas bibliotecas para as quais o projeto se destina. (Somente nos casos em que a entidade proponente seja uma organização pública ou privada que apresente projetos para o desenvolvimento de bibliotecas públicas.)
  5. Anexos (máximo três) que demonstrem o desenvolvimento do projeto. Só para os projetos que já estão em execução.